Search
  • Priscila Iwama

Como não deixar a insegurança e o medo desanimar no início da carreira?


Olá pessoas lindas!

Todos os temas que abordo surgem de dúvidas e dificuldades de alunas, clientes e seguidoras das minhas redes sociais.

Apesar de meus textos serem voltados para o mundo da Dermopigmentação, este em especial abordei tópicos que servem para outras áreas.


Ao escrever sobre a insegurança e o medo no início da carreira, eu abri meu coração deixando aqui pinceladas de minha história e tudo que pratico em minha vida. Desejo, sinceramente, que os ajude.


Eu me lembro vividamente da incrível paixão que senti ao me deparar pela primeira vez com uma sobrancelha dermopigmentada com efeito natural.


Uma cliente havia feito suas sobrancelhas com a Lu Rodrigues (atual dona da marca Lu Makeup), profissional de alta performance que tive o prazer em tê-la como minha primeira e inesquecível Mestra.


O resultado era tão suave que eu não conseguia entender como aquilo era possível. A única coisa que eu sabia é que eu enxergava propósito naquele tipo de trabalho, aquela novidade facilitaria a vida de inúmeras pessoas e eu precisava aprender aquela técnica.


Como todo início tive meus percalços e também busquei ajuda para superar meus medos, insegurança e principalmente a “auto sabotagem emocional” que nos traz a sensação de não sermos ou fazermos o suficiente.


Conversando com colegas de trabalho, amigos de outras profissões e principalmente pesquisando biografias de pessoas admiráveis que tiveram grandes êxitos em suas vidas, percebi que essa questão não era uma exclusividade minha.


Todos sem exceção provaram do medo e da insegurança no início de suas carreiras e até mesmo os já experientes, ainda lidam com estes sentimentos ao entrarem em um novo projeto.


“Consegui definitivamente superar isso quando passei a dar valor a pequenas conquistas, encontrei motivação e propósito em cada etapa.”


  • VIBRE com cada pequena conquista.

Por exemplo, no caso dos profissionais que estão começando e ainda estão fazendo suas “modelos”, foque em fazer o seu melhor e analisar, de maneira positiva, cada detalhe do seu trabalho durante o procedimento.

Vibre muito com cada melhora que tiver.

Seja por um fio bem feito, uma foto bem tirada ou por ter alcançado a cor ideal. Vibre com cada ponto de progresso.


Continue a treinar em peles artificiais e mais uma vez vibre com cada pequena evolução.

Evite ser cruel consigo mesmo, lembre-se que está trabalhando e se aprimorando dia após dia.

É óbvio que você deve prestar atenção aos seus erros, eles lhe mostrarão onde deve se dedicar mais. Porém dê mais valor aos seus acertos e vibre, vibre muito!


Quando você vibra positivamente, passa a ter memórias de sucesso e serão essas memórias que farão com que sua segurança aumente. Isso passa a crescer exponencialmente quando você comemora a cada pequena conquista.


Hoje você, certamente, já está melhor que ontem. Imagine como estará em alguns meses de treino e dedicação?


  • PARE DE SE COMPARAR com grandes “players” e “mestres” da sua área de atuação.

Você pode e deve se modelar e se inspirar em outros profissionais e mestres.

Eu mesma tenho uma lista de mestres e colegas que admiro e me inspiram muito. Uns porque amo os trabalhos, outros admiro a forma com a qual ensinam.


Outros ainda, admiro pela história de vida que possuem. Admiro quem são como pessoa e te garanto que trago um pouco de cada uma dessas pessoas em mim.

Isso é saudável e muito indicado! É totalmente diferente de se comparar.


A comparação é nociva e deve ser totalmente descartada uma vez que cada profissional dermopigmentador é considerado um artista, tendo dentro de si um estilo único que deve ser aprimorado e estimulado a ganhar vida através dos detalhes de seus trabalhos.


O que você precisa é escutar o que os profissionais e mestres que você admira estão dizendo, e colocar em prática o que eles fizeram.


Ajustar e trazer para a sua realidade as experiências, dicas e ensinamentos que compartilham muitas vezes gratuitamente.Tudo isso sem fazer comparações.

Absorva o que eles disponibilizam de melhor a você e avance.

Foque em si e no caminho que você deve seguir.


  • Mantenha-se motivado com vídeos e leituras.

Busque vídeos que realmente te motivem, a ponto de fazer com que sinta uma vontade intensa de trabalhar na realização de seus sonhos.

Existem milhares de canais com este tipo de conteúdo no YouTube, encontre um que faça sentido para você.


Leia biografias de personalidades que te inspirem, busque saber mais sobre a vida dessas pessoas. Você perceberá que mesmo entre medos e inseguranças elas venceram situações, possivelmente, mais complexas do que as que você está passando hoje.


  • Aprenda mais sobre você! Familiarize-se e consuma conteúdo sobre desenvolvimento pessoal.

Você não precisa sair lendo um livro por mês caso não seja algo que realmente goste. Mas busque ler ou ouvir resenhas de livros sobre desenvolvimento pessoal.


Você também pode encontrar incontáveis canais deste segmento no YouTube.

Eu amo assistir ou até mesmo somente ouvir canais como “Instante” e “IlustradaMente”.


Insisto para que você dedique parte do seu tempo ao desenvolvimento pessoal porque isso lhe trará insights importantes sobre sua personalidade.


Você descobrirá qualidades que nunca percebeu que tinha, e aprenderá a usá-las a seu favor.

Você vai perceber o quão único e especial você é. Sua segurança vai aumentar ainda mais e te levar a outro nível.


Quanto mais você conhecer sobre si, mais claros serão seus propósitos.

Você passará a entender que sua carreira é um projeto em andamento, que projetos são concluídos por etapas e tudo vai tomando forma. O caminho se abrirá com facilidade

Restará a você apenas aproveitar a jornada e vibrar a cada pequena conquista.


Quando você se der conta, já terá alcançado seu objetivo inicial, seja de se tornar um profissional excelente ou mais que isso, um profissional de alta performance!


Nesta hora o medo e a insegurança serão apenas meros coadjuvantes da sua história, a mesma que você, possivelmente, compartilhará no intuito de motivar outros profissionais.


Dedico este texto a uma aluna querida, Marcela Canella, que sugeriu o tema em um post do meu perfil no Instagram.


Caso você também tenha alguma dúvida, curiosidade, ou qualquer outro assunto que gostaria de saber mais, deixe seu comentário aqui ou em uma de minhas redes sociais.

Ficarei muito feliz em poder dedicar parte do meu tempo para te ajudar.


Com carinho,

Priscila Iwama

36 views

NEWSLETTER

  • Twitter - Priscila Iwama
  • LinkedIn - Priscila Iwama
  • Pinterest - Priscila Iwama
  • Instagram - Priscila Iwama
  • Facebook - Priscila Iwama

Aesthetician and Dermopigmentation Visagist. Certified by the largest and most important Associations in the USA, European Union, and Brazil.

AVAILABLE IN FLORIDA - USA

© 2020 Priscilla Iwama - All Rights Reserved. Powered by Fabricio Onoszak