Search
  • Priscila Iwama

Desmistificando a durabilidade do Microblading


Olá pessoas lindas!!

Hoje trago a vocês um tema que parece polêmico e complexo, mas acredite em mim, não é!!

A durabilidade do Microblading é questionada a todo momento por clientes e alunos.

Para quem ainda não sabe , o Microblading também é um tipo de dermopigmentação.


De maneira resumida, no caso do Microblading, em específico, implantamos tinta/pigmento na pele através de um indutor manual (um tipo de caneta, também comumente chamada de tebori ) onde acoplamos uma “micro lamina”, que em Inglês a tradução literal é “Micro Blade”, dai a origem do nome Microblading.


O mais conhecido é o Microblading em sobrancelhas, mas também temos Microblading para lábios, delineador de olhos, couro cabeludo e todos as outras modalidades de maquiagem permanente e semi-permanente conhecidas no mercado.

Neste post abordaremos em especial o MICROBLADING em SOBRANCELHAS.

O Microblading com aspecto mais natural tem a durabilidade que varia de 06 a 18 meses.

Já o Microblading com efeito mais carregado, pode levar até mais de 24 meses para clarear ao ponto do pigmento não ser mais percebido na pele.


Vou te explicar aqui os motivos desta variação e também os prós e contras em ambos os casos.

A durabilidade do Microblading (e de praticamente todos os outros tipos de dermopigmentão) está diretamente relacionada a 5 principais fatores :


Idade

Pessoas mais jovens, costumam ter o metabolismo mais acelerado quando se comparado ao de pesssoas com mais idade.

Nesta fase a renovação celular acontece mais rapidamente, e a pele que estava com pigmento vai perdendo suas camadas de maneira gradativa , dia a dia... porém mais rápido do que pessoas de meia (36 - 59 anos) e terceira idade (+ 60 anos).


Lifestyle

Mulheres e homens que realizam Peelings faciais, lasers ou qualquer tipo de tratamentos para rejuvenescimento, também tem sua renovação celular acelerada gerando o clareamento do microblading , mesmo que no momento do procedimento a área das sobrancelhas seja protegida.

Dependendo do tipo de procedimento realizado, a pele de todo o rosto será estimulada e as sobrancelhas certamente clarearão.

Um outro ponto é a exposição solar, dado que o sol é sem duvida um dos maiores vilões quando o assunto é durabilidade de Microblading. Os raios ultravioletas conseguem alterar as moléculas dos pigmentos... Por isso pessoas que se expõe ao sol e também a maquinas de bronzeamento artificial , tem a durabilidade bem diminuída se comparado com pessoas que evitam estes tipos de exposições.

Uma boa alternativa é o uso de filtros solares em todo o rosto (inclusive nas sobrancelhas!) e para os mais cautelosos o combo FPS + Chapéu é a melhor opção.


Metabolismo

Indivíduos com metabolismo acelerado, com casos descontrolados de hipertiroidismo, assim como quem faz uso de anabolizantes ou remédios emagrecedores, também perceberão sua dermopigmentação degradar/clarear mais rápidamente.


Isso acontece por que todo o sistema tecidual pode ter parte de suas funções desreguladas, como aceleração de turnover da pele (renovação celular), enrijecimento de fibras teciduais , vascularização aumentada, oleosidade e sudorese elevada e outras alterações que também levam a uma degradação precoce do pigmento implantado na pele.


Tipo de Pele

Peles oleosa apesar de geralmente mais espessas, costumam ser mais vascularizadas sendo mais propícias a sangramentos no momento do procedimento. E todas as vezes que temos sangramento , temos uma “mobilização” maior entre as células de defesa na região dermopigmentada, que nos leva a uma perda maior da tinta depositada da região.


Profundidade trabalhada pelo profissional

Técnicas de Microblading mais agressivas, feitas de maneira mais profunda tendem a durar mais, porém costumam ser trabalhos de aspecto mais carregado e a chance de alteração de cor com o passar dos anos é bem maior. A cor do pigmento tende a revelar tons mais frios quando depositados muito profundo.

Procedimentos de Microblading feitos com mais sutileza, atingindo camadas mais superficiais da pele, tendem a durar menos. Porém a chance de alteração de cor é menor, e a degradação do pigmento acontece de maneira mais equilibrada.


A diferença , entre os dois tipos acima , se dá principalmente porque ao depositarem o pigmento mais profundamente (derme reticular,também chamada de derme profunda) partículas de tinta ficam suspensas na matriz gelatinosa da derme, enquanto outras são engolidas pelas células dermicas chamadas fibroblastos, uma vez que estas partículas de pigmentos não conseguem ser metabolizada pelo organismo elas permanecem no mesmo lugar .. a célula que estava com a partícula do pigmento morre e é novamente engolida por outra célula, que permanece no mesmo lugar, dando continuidade a este ciclo permanente de atividade celular.


Já os procedimentos feitos com mais delicadeza, buscando depositar menores quantidades de tinta na derme papilar (primeira camada da derme), não causam tantos danos e degradam com mais facilidade ,praticamente sem alterações de cor.

Outras perguntas que recebo com frequência sobre o assunto são:


O tipo de pigmento pode influenciar na durabilidade?

Teoricamente sim, mas na pratica influencia bem e pouco.

Realizo procedimentos, estudo e analiso resultados diários incansavelmente. Posso te garantir que apesar das discussões sobre durabilidade realacionadas aos dois tipos de pigmentos ,orgânicos e inorgânicos, a diferença sobre durabilidade não é expressiva quando se comparada aos 5 principais fatores citados acima.


Até porque a grande maioria das tintas que usamos hoje em dia costumam ser mistas (possuem ambos os tipos de pigmentos: Orgânicos e Inorgânicos ).


Microblading nas sobrancelhas de pessoas portadoras de anemia ferropriva (Falta de ferro no organismo) também duram menos?


Sim, dados científicos comprovam essa possibilidade. Alguns dos pigmentos utilizados na dermopigmentação são derivados do ferro (pigmentos inorgânicos : óxidos de ferro ) , porém existe uma proteína em nosso corpo chamada ferritina, que é responsável pela captação de todo o ferro que sobra no organismo. Então, essa proteína serve como transportadora de ferro pelo corpo. Numa pessoa com anemia, haverá bastantes ferritina na corrente sanguínea levando ferro para todas as células do corpo, e é nesse momento que o ferro da tinta pode ser captado por essas moléculas.


Em todo os meus anos de carreira tive um único caso de clareamento evidente por conta de anemia. Após exames e acompanhamento medico a cliente equilibrou seu quadro anêmico e refez o microblading nas sobrancelhas, que teve a durabilidade aproximada de 14 meses. Esse fator de clareamento pode ser minimizado se a tinta utilizada for mista com pigmentos orgânicos.


Existem exceções? Casos que se enquadram em um perfil de baixa durabilidade e as sobrancelhas acabam por durar mais que o esperado?

Sim! Para toda regra existem exceções.

Já tive alguns casos. Um deles em especial era uma cliente jovem,atleta e de pele oleosa, com fortes indicativos para baixa durabilidade. Mas as sobrancelhas ficaram ótimas por quase 17 meses.


Cada ser humano é único.. e é impossível prever com exatidão qual a durabilidade do procedimento. Por isso a importância de se buscar conhecimento e explicar para a cliente logo na consulta inicial todos os motivos que levam a durabilidade variar de 6 meses (para casos extremos) e 18 meses (casos ideais).

Para concluir, levando em consideração tudo que já tive o prazer de acompanhar, experienciar e estudar entre atendimentos e aulas, “ter uma sobrancelha que dure mais de 18 meses ou até mesmo uma sobrancelha perpétua, não é nem de longe uma boa opção.” Este é um dos motivos que mais trazem clientes até meu consultório. Todos buscando corrigir trabalhos realizados a mais de 3 anos que ja não as agradam e nem clareiam mais por meios naturais.


Lembre-se que nós mudamos ao longo dos anos.. por vezes alteramos cor de cabelo e estilo, além de nossas feições também sofrerem a ação do tempo.

Para evitar resultados indesejados anos após o procedimento, opte por técnicas de Microblading que visem a integridade atual e futura da sua pele.

Curtiu o assunto? Tem alguma duvida?

Deixe seu comentário aqui!

Me acompanhe também nas redes sociais! Será um prazer te encontrar por lá!

Com carinho,

Priscila Iwama.

76 views

NEWSLETTER

  • Twitter - Priscila Iwama
  • LinkedIn - Priscila Iwama
  • Pinterest - Priscila Iwama
  • Instagram - Priscila Iwama
  • Facebook - Priscila Iwama

Aesthetician and Dermopigmentation Visagist. Certified by the largest and most important Associations in USA, European Union and Brazil.

AVAILABLE IN FLÓRIDA - USA

© 2020 Priscilla Iwama - All Rights Reserved. Powered by Fabricio Onoszak