Search
  • Priscila Iwama

Vitiligo - Tudo sobre Camuflagem Vitiligo

Tudo sobre Camuflagem Vitiligo - Priscila iwama

Muitas pessoas que têm vitiligo veem as manchinhas na pele com muito orgulho, afinal, são manchas raras com belezas únicas em cada pessoa, já outras sentem-se incomodadas e buscam meios de disfarça-las. O Vitiligo é formado pela ausência e/ou inatividade de melanócitos, que são as células responsáveis pela melanina da pele. O Vitiligo causa a descoloração da pele, formando manchas brancas de tamanhos variados.

As manchas não são transmissíveis, e não tem muitos sintomas. Não dói, não coça, e não contagia, mas a mancha é um pouco mais sensível ao sol.


Os médicos ainda não sabem explicar a causa do vitiligo, acredita-se que seja uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca os melanócitos, causando a descoloração na pele. Outros motivos seriam: hereditariedade, excesso de exposição ao sol e uso de produtos químicos na pele, mas até o presente momento nada foi comprovado.


Segundo estudos feitos por especialistas, de 97 casos de vitiligo, 48 são em homens e 49 são em mulheres, entre 22 e 46 anos. O vitiligo ocorre em média de 37% nas pernas, 18% nas coxas e 12% nos braços e pulsos.


Existem alguns tratamentos disponíveis, como a repigmentação da pele, que vem em forma de medicamentos e vitaminas, a fototerapia com radiação ultravioleta A, e até mesmo o transplante de melanócitos. O transplante de melanócitos, é uma cirurgia pequena, que transfere as células de partes pigmentadas do próprio corpo afetado, para as áreas que estão sem o pigmento. Todos os tratamentos devem ser consultados com um dermatologista, e os resultados podem variar dependendo de cada paciente.


Vitiligo não tem cura e é imprevisível. Raramente algumas manchas no corpo podem recuperar o pigmento original, entretanto outras manchas podem surgir em lugares diferentes.


Com o passar do tempo o Vitiligo estabiliza e não mais se é percebido o aumento das manchas. Após 2 anos de estabilidade, o vitiligo pode ser camuflado através da Dermopigmentação. Atualmente temos inúmeras técnicas, tintas e equipamentos de alta tecnologia que nos possibilitam alcançar resultados extremamente satisfatórios.


As tonalidades de pele de cada pessoa são analisadas de maneira personalizada. Antes do procedimento, diferentes cores de tintas são misturadas e testadas em partes específicas da própria pele do cliente.

Através de agulhas e movimentos específicos depositamos tintas translúcidas na camada mais superficial da derme, a derme papilar.


A dermopigmentação em vitiligo é um procedimento suave, sem sangramento e sem dor. Para resultado de efeito natural, podemos levar de uma a até três sessões com 30 a 90 minutos de duração, isso varia de acordo com o tamanho da região a ser camuflada. O tipo de pele, metabolismo e lifestyle influenciam na durabilidade que costuma ser entre 2 a 3 anos. Após este período a cor clareia de maneira uniforme até desaparecer da pele. Retoques são feitos a cada 12 ou 18 meses, dependendo de cada caso.



Com os anos de experiência e realização deste tipo de trabalho, junto com acompanhamento de amigos médicos, recebi relatos de casos em que os melanócitos aparentemente “adormecidos”, voltaram a produzir melanina após o procedimento. Isso porque a maneira com a qual utilizo as agulhas e os movimentos que faço para a introdução da tinta na derme superficial, estimula toda a pele.


Não se é conhecido casos de reações adversas e nem hiperpigmentação da região.

O processo de cicatrização é simples e praticamente imperceptível.

Para todos os procedimentos que realizo em minha clínica, forneço produtos específicos e informativos com todos os cuidados pós procedimentos.


Para mim a melhor e maior recompensa é saber que todos que se sentiam incomodados pelo vitiligo e se submeteram a camuflagem do mesmo, relataram ter recuperado a autoconfiança e elevado a autoestima além ganharem tempo em suas rotinas diárias, uma vez que não precisam mais usar maquiagem para disfarçar as manchas!


Caso você tenha alguma dúvida ou curiosidade sobre a camuflagem de Vitiligo, fique a vontade para entrar em contato através do email info@PriscilaIwama.com.

Será um prazer ajudar.


Com carinho,

Priscila Iwama


21 views0 comments