A contribuição da micropigmentação para o Outubro Rosa e Novembro Azul
top of page

A contribuição da micropigmentação para o Outubro Rosa e Novembro Azul


Acabamos de passar pelo mês de outubro, no qual é marcado pela importante campanha mundial de conscientização, o Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero, que foi incluído recentemente na campanha de diversos Estados.

O Outubro Rosa, ganhou espaço e ficou bastante popular pelo seu símbolo, o Laço Rosa, que é reconhecido em qualquer lugar do mundo, motivando mulheres de forma elegante e feminina a realizarem os exames de detecção do câncer com frequência, ajudando a identificar a doença em seu estado inicial, aumentando em 95% a chance de cura.

Já que outubro é marcado pela mobilização para prevenção do câncer de mama, novembro é a vez dos homens, afinal o mês de novembro é dedicado a campanhas relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem, mundialmente conhecido como Novembro Azul.

É de suma importância popularizar mais esta campanha e conscientizar os homens da importância da prevenção de doenças não perceptíveis aos olhos, pois o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, chegando a mais de 68 mil novos casos ainda em 2018 – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O objetivo da campanha é tornar os homens mais conscientes e alertá-los sobre alguns preconceitos que podem colocar suas vidas em risco.

Ao ser diagnosticado com alguma dessas doenças os tratamentos são rigorosos e desconfortáveis, o bem-estar físico e mental é afetado, porém ao vencer a luta contra o câncer reconstruir a autoestima e a autoconfiança é fundamental para a melhora da qualidade de vida.

É neste momento que a micropigmentação favorece no tratamento da doença, trazendo novamente o brilho no olhar e o sorriso no rosto de quem passou por uma batalha difícil e conseguiu vencer. A técnica da micropigmentação é capaz de refazer as aréolas dos seios mastectomizados e também desenhar fio a fio os pelos das sobrancelhas que foram perdidos durante o tratamento de quimioterapia.

Em apoio a essas campanhas, como uma forma de lutarmos juntos e darmos forças a estes guerreiros e guerreiras, realizo voluntariamente em mulheres mastectomizadas o procedimento de micropigmentação de reconstrução das aréolas mamarias, e em homens, após o termino de seu tratamento, o procedimento de micropigmentação das sobrancelhas. Isso contribui não somente para a recomposição da anatomia e reconstrução da imagem pessoal, como também pela melhora da autoconfiança e do equilíbrio no bem-estar destes pacientes.

Lembrando que para realização destes procedimentos é necessário que o paciente tenha alta e autorização médica.

Prevenir é o melhor caminho, devemos nos mobilizar e incentivar ao máximo campanhas como estas, que salvam vidas, para que todos entendam que não estamos na luta somente nos meses de outubro e novembro, mas sim o ano inteiro. Juntos seremos mais fortes!

Priscila Iwama.

bottom of page